O segmento de Radiologia é um dos que realizam os maiores investimentos na área da saúde, principalmente no desenvolvimento de novas tecnologias, visando, dessa forma, facilitar o dia a dia dos profissionais do setor. Apresenta também, um alto grau de investimento em equipamentos, como os processos de diagnóstico por imagens utilizando raio-x, os quais recebem cada vez mais a incorporação de sistemas digitais de imagens.

Para atender a este mercado em plena expansão, o Curso Técnico de Radiologia do ICT se propõe a acompanhar todas essas mudanças, formando o profissional atualizado com as constantes transformações impostas pelo mercado.

Nosso Curso visa principal capacitar o aluno para atuar na aquisição, processamento e manipulação de imagens analógicas e digitais, além de dar noções de como posicionar corretamente os pacientes que são submetidos a exames radiográficos. Assim, busca formar profissionais capazes de realizar exames nos serviços de Radiologia convencional e digital, como: hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética, radiologia odontológica e veterinária, medicina nuclear, industrial e radioterapia.

Para isso, oferece um rol de disciplinas cujos conteúdos são interligados e inter-relacionados a elementos conceituais que, com aplicações práticas, capacitam o profissional a utilizar com eficácia os conhecimentos adquiridos. Além disso, o conteúdo programático das disciplinas do Curso está perfeitamente adequado ao atual contexto, cujo mercado tem manifestado a carência de técnicos de radiologia preparados para o desempenho eficiente e eficaz de suas funções.

As aulas práticas do curso ocorrem em laboratório altamente equipado, com estrutura e espaço que simula o ambiente hospitalar e com materiais e insumos para a realização da prática realística dos procedimentos de radiologia. Nosso curso oferece oportunidade ao aluno de realizar visitas técnicas, juntamente com o professor, a ambientes hospitalares e unidades básicas de saúde da região, visando conhecer o processo e rotinas de trabalho.

Somos a única instituição do Sul Fluminense que garante o Estágio Supervisionado com professores capacitados e experientes, em hospitais credenciados da região, permitindo ao aluno vivenciar a realidade da profissão, bem como relacionar teoria e prática com eficiência, garantindo uma formação mais ampla.

• Projeto
  • Introdução a Informática
  • Português para fins específicos
  • Anatomia e fisiologia humanas