O Técnico em Automação Industrial é um dos profissionais indispensáveis para diversos setores industriais, atuando no projeto e manutenção de sistemas automatizados de controle e de supervisão, em variados tipos de processos industriais.

O Técnico em Automação Industrial é responsável pela instalação, operação e manutenção de instrumentos de análise industriais. Este profissional gerencia e instala sistemas como redes de comunicação industriais, controladores lógicos programáveis, sensores e atuadores, entre outros. Também é responsável por realizar inspeções em sistemas e equipamentos com redes industriais, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação e realizar a instalação e manutenção de painéis elétricos, eletrônicos e de redes industriais.

Desde a elaboração e interpretação de desenhos técnicos e diagramas funcionais e lógicos à calibração de máquinas em campo, o Técnico em Automação Industrial será a pessoa chave em uma ou mais áreas de plantas industriais, de modo a cuidar do planejamento técnico de seu setor, da execução de projetos e das manutenções preventivas e preditivas. Algumas de suas atribuições são:

• Fazer a elaboração de diagramas lógicos e arquitetura de sistemas;
  • Preparar listas de I/O (entrada e saída), elaborar telas em IHM (Interfaces Homem Máquina) e supervisórios;
  • Especificar hardwares de Controladores Lógico Programáveis (CLPs) e programar neles, configurar redes, comissionar máquinas e realizar start-ups em plantas;
  • Atuar em trabalhos de campo: painéis elétricos, partidas de motores.
  • Fazer instalações e manutenção de painéis elétricos eletrônicos e de redes de comunicação industrial;
  • Parametrizar inversores de frequência, soft-starters, transmissores, relés, multimedidores, etc.
  • Executar manutenções corretivas elétricas, preditivas e programadas. Operar testes de funcionalidade e elaborar relatórios técnicos.

Nosso Curso visa oferecer conhecimentos técnicos e habilidades específicas na área de automação, possibilitando a especificação e a utilização de dispositivos de atuação, de medição e de controle em processos industriais. Ainda, oferecer o conhecimento para a programação e configuração de controladores de processo, além da prática de trabalho em grupo.

• Transdutores de Instrumentação
  • Elementos de Instrumentação
  • Análise de Circuitos
  • Eletricidade básica